Pular para o conteúdo
Início » plano de aula monossílaba dissílaba trissílaba polissílaba 4 ano bncc

plano de aula monossílaba dissílaba trissílaba polissílaba 4 ano bncc

Um plano de aula divertido e criativo para ensinar sílabas aos alunos do 4° ano de acordo com a BNCC!

Ensinar sílabas pode ser uma tarefa desafiadora para os professores e entediante para os alunos, mas não precisa ser assim. Com um plano de aula bem estruturado e atividades lúdicas, é possível ensinar de forma divertida e eficaz. Pensando nisso, preparamos um plano de aula especial para os alunos do 4° ano, seguindo as diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Vamos lá?

Um plano de aula divertido e criativo

Para começar, é importante montar um plano de aula que seja divertido e criativo, pois desta forma os alunos ficam mais envolvidos e interessados no aprendizado. Incentivar a participação ativa, a criatividade e a curiosidade dos alunos é fundamental para o sucesso no ensino das sílabas.

Nossa sugestão é começar com uma roda de conversa descontraída sobre a importância das sílabas para a leitura e escrita correta das palavras. Explique que as sílabas são as unidades sonoras que formam as palavras e que, para ler e escrever bem, é preciso saber identificá-las corretamente.

Para ensinar sílabas aos alunos do 4° ano

Com os alunos já animados e atentos, é hora de mostrar os diferentes tipos de sílabas que existem: monossílaba, dissílaba, trissílaba e polissílaba. Explique de forma simples e objetiva cada uma delas, utilizando exemplos claros e conhecidos pelos alunos.

Veja também...  atividades pedagógicas 5 ano

Para fixar o conceito, uma ideia criativa é pedir para que os alunos formem grupos e procurem palavras que se enquadrem em cada tipo de sílaba. Por exemplo, no grupo das monossílabas, podem encontrar palavras como "sol", "lua" e "céu". No grupo das dissílabas, palavras como "mesa", "casa" e "bola". E assim por diante.

De acordo com a BNCC: monossílaba, dissílaba…

É importante ressaltar que o ensino das sílabas está diretamente relacionado com a competência de Língua Portuguesa da BNCC, que aborda a alfabetização e letramento dos alunos. O objetivo é que, ao final do 4° ano, os alunos sejam capazes de ler e escrever textos com autonomia e compreensão.

Dentro dessa competência, é especificado que os alunos devem ser capazes de identificar as sílabas que compõem as palavras, utilizando-se da segmentação sonora. Ou seja, eles devem compreender que cada som que emitimos ao pronunciar uma palavra corresponde a uma sílaba.

…trissílaba e polissílaba em destaque!

Além de ensinar as sílabas de forma geral, é importante destacar as sílabas trissílabas e polissílabas, que são mais complexas e podem gerar dúvidas nos alunos. É importante mostrar que, mesmo sendo palavras mais longas, elas ainda são formadas pelas mesmas unidades sonoras que as demais palavras.

Para ajudar os alunos a entenderem melhor, uma dica é utilizar jogos e atividades em que eles possam separar as sílabas dessas palavras, como por exemplo, formando cartões com as sílabas em diferentes cores e pedindo para que os alunos montem as palavras corretamente.

Preparando os pequenos para a alfabetização

O ensino das sílabas é um passo importante para a alfabetização dos alunos. Com o domínio das sílabas, os alunos conseguem ler e escrever melhor, pois conseguem segmentar as palavras em partes menores e compreender sua estrutura. Por isso, é fundamental preparar os alunos para essa etapa tão importante da aprendizagem.

Veja também...  plano de aula para pré escola

Além disso, ao aprender as sílabas, os alunos também se tornam capazes de pronunciar corretamente as palavras, o que é essencial para a comunicação oral. Portanto, ensinar as sílabas é uma forma de preparar os alunos para se comunicarem melhor e se tornarem leitores e escritores competentes.

Atividades lúdicas e interativas garantidas!

Como mencionado anteriormente, é importante utilizar atividades lúdicas e interativas para ensinar as sílabas de forma divertida e eficaz. Além dos jogos e atividades propostas, outras ideias são: caça-palavras, bingo das sílabas, produção de rimas e músicas com as palavras que os alunos encontrarem, entre outras.

O uso da tecnologia também pode ser explorado, por meio de jogos e aplicativos educativos que trabalhem o reconhecimento e separação das sílabas. A criatividade é o limite para tornar o aprendizado das sílabas uma experiência agradável e significativa para os alunos.

Aprender sem tédio: o segredo da BNCC

A BNCC defende que o ensino deve ser baseado em atividades lúdicas e interativas, pois são essenciais para o processo de aprendizagem dos alunos. Dessa forma, além de ensinar os conteúdos previstos, é importante proporcionar aos alunos um ambiente de aprendizagem agradável e estimulante.

Com atividades criativas e divertidas, os alunos se sentem mais motivados e dispostos a aprender, evitando o tédio e a desmotivação. Além disso, o aprendizado se torna mais significativo, pois os alunos conseguem relacionar o conteúdo com situações reais e aplicá-lo em seu dia a dia.

Leva só um minuto para aprender sílabas!

Por fim, é importante ressaltar que o ensino das sílabas não precisa ser uma tarefa árdua e demorada. Com um plano de aula bem estruturado, atividades lúdicas e a criatividade dos professores, é possível ensinar as sílabas de forma rápida e eficaz.

Portanto, se você é professor do 4° ano, não tenha medo de ensinar sílabas aos seus alunos. Com as dicas e sugestões apresentadas, temos certeza de que será uma experiência divertida e enriquecedora para todos. Afinal, leva só um minuto para aprender sílabas, mas o conhecimento adquirido permanece para sempre! Então, mãos à obra e bom divertimento!

Veja também...  Atividades de Educação em Saúde Mental

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *