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plano de aula lateralidade educação infantil bncc

A lateralidade é um aspecto importante do desenvolvimento motor e cognitivo das crianças. Ela se refere à habilidade de reconhecer e utilizar o lado esquerdo e direito do corpo de forma coordenada. Para ajudar na formação dessas habilidades, é necessário um plano de aula específico que promova a lateralidade na educação infantil. E seguindo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), esse plano pode ser ainda mais efetivo e divertido. Neste artigo, vamos explorar a importância do plano de aula de lateralidade, como preparar atividades lúdicas e educativas, como ensinar seguindo a BNCC, e como isso pode influenciar na aprendizagem das crianças.

===Descubra a importância do plano de aula de lateralidade

O plano de aula de lateralidade é fundamental para o desenvolvimento das habilidades motoras e cognitivas das crianças. Ao estimular o uso dos dois lados do corpo, os alunos desenvolvem sua coordenação motora fina e grossa, além de melhorar sua capacidade de concentração e organização espacial. Isso contribui para um melhor desempenho nas atividades escolares e para a formação de uma postura corporal adequada.

As atividades de lateralidade também ajudam as crianças a identificar e nomear as partes do corpo, como mãos e pés, e a reconhecer a diferença entre os lados esquerdo e direito. Esse conhecimento é essencial para a compreensão de direções e noções espaciais, que são habilidades importantes para o desenvolvimento cognitivo.

Além disso, o plano de aula de lateralidade promove a inclusão de crianças com dificuldades motoras, ajudando-as a superar possíveis desafios e aprimorar suas habilidades. É uma forma de garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de se desenvolverem de maneira plena e equilibrada.

===Prepare atividades lúdicas e educativas para a educação infantil

Para tornar o plano de aula de lateralidade mais interessante e efetivo, é importante que as atividades sejam lúdicas e educativas. Isso significa que elas devem ser divertidas e, ao mesmo tempo, promover aprendizagem. Algumas sugestões de atividades são:

  • Jogo da memória com imagens de partes do corpo e suas respectivas laterais;
  • Danças e brincadeiras que envolvam o uso dos lados esquerdo e direito do corpo;
  • Desenhar e colorir utilizando ambos os lados das mãos;
  • Praticar exercícios de equilíbrio e coordenação com materiais como cones, bambolês e cordas.
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Essas atividades podem ser adaptadas de acordo com a faixa etária e as habilidades motoras das crianças, garantindo que elas se divirtam enquanto aprendem.

===Entenda como ensinar lateralidade seguindo a BNCC

A BNCC é um documento que estabelece as competências e habilidades que os alunos devem desenvolver ao longo da educação básica. Dentro desse contexto, o ensino da lateralidade está presente em diversas áreas, como Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Naturais, e deve ser trabalhado de forma interdisciplinar.

Por exemplo, na área de Matemática, é possível explorar a noção de lados através de atividades de simetria e medidas de comprimento. Na área de Ciências Humanas, é possível abordar as diferentes culturas e suas formas de representar direções e lados. O importante é sempre relacionar o conceito de lateralidade com o conteúdo da disciplina, tornando o aprendizado mais significativo para os alunos.

===Explore o conceito de lateralidade com crianças pequenas

As crianças mais novas também podem ser introduzidas ao conceito de lateralidade através de atividades simples e divertidas. Uma forma é brincar de imitação, pedindo para que elas reproduzam os movimentos do professor utilizando os lados esquerdo e direito do corpo. Outra ideia é utilizar músicas e danças que envolvam a utilização dos lados do corpo, como a famosa canção "Cabeça, ombro, joelho e pé".

Também é importante utilizar materiais concretos, como brinquedos e objetos, para que as crianças possam manipulá-los e explorar suas laterais de forma prática. Com o tempo, elas desenvolverão a consciência corporal e conseguirão distinguir os lados esquerdo e direito com mais facilidade.

===Divirta-se enquanto desenvolve habilidades motoras

O plano de aula de lateralidade também pode ser uma oportunidade para as crianças se divertirem e praticarem suas habilidades motoras. Além das atividades já mencionadas, jogos como queimada, pega-pega e bola ao alvo podem ser adaptados para incluir o uso dos lados do corpo.

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Também é possível utilizar materiais do dia a dia, como lápis, tesoura e bola, para realizar exercícios de lateralidade. A ideia é sempre tornar o aprendizado prazeroso e estimulante, para que as crianças se envolvam e se desenvolvam de forma natural.

===Aprenda a incluir o plano de aula de lateralidade na rotina escolar

Para garantir que o ensino da lateralidade seja efetivo, é importante incluir o plano de aula na rotina escolar. Isso significa dedicar um tempo específico para atividades que trabalhem a lateralidade, seja em momentos de brincadeiras ou durante as aulas regulares.

Também é importante que os professores estejam atentos e incluam o conceito de lateralidade em atividades cotidianas, como escrever o nome no quadro, andar em fila indiana e pegar objetos utilizando ambas as mãos. Assim, as crianças terão mais oportunidades de praticar e aprimorar suas habilidades.

===Descubra como a lateralidade influencia a aprendizagem infantil

A lateralidade está diretamente ligada à aprendizagem infantil, pois é através dela que as crianças conseguem manipular objetos, escrever, desenhar e realizar tarefas do dia a dia de forma coordenada. Ao desenvolver essa habilidade, os alunos também melhoram sua capacidade de concentração, organização e raciocínio lógico, o que certamente influenciará em seu desempenho escolar.

Além disso, o ensino da lateralidade pode contribuir para o desenvolvimento da criatividade, da socialização e da autonomia das crianças. Ao praticar atividades que envolvem os dois lados do corpo, elas também aprendem a trabalhar em equipe, a respeitar as diferenças e a se expressar melhor.

===Descubra a melhor forma de estimular os movimentos laterais dos alunos

Para estimular os movimentos laterais dos alunos, é importante estar atento às suas necessidades e habilidades individuais. Cada criança é única e pode apresentar dificuldades ou facilidades em relação à lateralidade.

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Por isso, é importante variar as atividades e oferecer diferentes materiais para que os alunos possam explorar seus lados esquerdo e direito de forma diversificada. Também é essencial elogiar e incentivar os esforços e conquistas de cada criança, pois isso contribui para sua autoestima e motivação.

Com um plano de aula bem elaborado e adaptado à BNCC, e com atividades lúdicas e educativas, é possível desenvolver as habilidades de lateralidade nas crianças de forma efetiva e prazerosa. Isso certamente contribuirá para seu desenvolvimento motor e cognitivo, além de proporcionar momentos divertidos e enriquecedores durante a educação infantil.

Com o ensino adequado da lateralidade, as crianças poderão desenvolver seu potencial de forma plena e equilibrada. Além disso, ao incluir o plano de aula de lateralidade na rotina escolar e utilizar atividades divertidas e educativas, os alunos poderão aprender de forma significativa e prazerosa. Portanto, não deixe de explorar esse importante aspecto do desenvolvimento infantil e ajude seus alunos a se tornarem adultos mais habilidosos e criativos.

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